Capelas

Capela do Sagrado Coração de Jesus
Av. Joaquim Magalhães, 1010
Senador Vasconcelos
Missas:
Sexta feira às 19h
Domingo às 9h

                                                              HISTÓRIA

                               CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A Capela, Comunidade Sagrado Coração de Jesus, tem sua origem nas reuniões das famílias que se encontravam para celebrar e partilhar a palavra do evangelho nas residências . Por algum tempo (aproximadamente dois anos), as reuniões, celebrações da Palavra e missas, eram realizadas nas varandas das casas da (Rua Miguel Calmon). Residências como de dona Sebastiana (já falecida), Ângela Oliveira e do casal Robson e Aparecida.

No início as famílias se encontravam para recitar o Terço Mariano, celebrar a Palavra, participar da Missa, encontros da catequese, reuniões do Apostolado da Oração e outros.  Desse modo, o grupo que ali existia antes da capela, se fortalecia espiritualmente.

Surgi assim, no coração do Pe. Walter Costa Santos (já falecido) pároco da Paroquia Bom Pastor e Nossa Senhora de Fátima o desejo de construir uma Capela.

A escolha do nome “Sagrado Coração de Jesus” foi votada em uma reunião com a comunidade.

No dia 8 de junho de 2000, foi realizado o primeiro encontro (com as lideranças) para o reconhecimento da área, do qual chegaram a conclusão da real necessidade de um fortalecimento espiritual.

Em 30 de agosto de 2000, houve um segundo encontro para analisar a necessidade de erigir no local uma capela, no qual se fizeram presentes as lideranças e o sacerdote, bem como representantes da Paroquia Paróquia Bom Pastor e membros da Capela São Judas Tadeu. Nesse espírito de evangelização começou a Missão Popular, dividida em pequenos grupos, com o objetivo de levar a palavra de Deus aos moradores da região.

Em outubro de 2000, foi realizada a primeira missa campal na Rua Miguel Calmon, presidida pelo Pe. Walter. Com o decorrer do tempo, esforço da comunidade, festas, almoços, rifas, ações entre amigos, elaborações de carnês, e doações, as pastorais foram sendo fortalecidas, assim como a estrutura do templo.

Em 22 de junho de 2001, foi realizada a primeira festa dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Com a ajuda da comunidade, em 28 abril de 2002 foi realizado o primeiro almoço no salão de festas da Capela Divino Espírito Santo, com o objetivo de arrecadar fundos para comprar o terreno e construir a Capela Sagrado Coração de Jesus.

Em novembro de 2002, Pe. Walter teve que se afastar de suas atividades sacerdotais. Com o seu afastamento, Pe. Darlan, na época seminarista, assumiu temporariamente as atividades da Capela.

Após o retorno do Pe. Walter às atividades, se concretiza a compra do terreno, que se deu em 12 de fevereiro de 2003.

Após a aquisição do terreno, a comunidade implantou uma cruz e passaram, a celebrar as missas no local adquirido.

Posteriormente, a comunidade se organizou com a ajuda do Pe. Valter, e levantaram uma estrutura com uma cobertura.

Em 28 de outubro de 2006, a Capela São Judas Tadeu, até então capela da Paroquia Bom Pastor, tornou-se Paróquia. Com isso, a Capela Sagrado Coração de Jesus desvinculou-se da Paroquia Bom Pastor, e passou a pertencer a nova paróquia da arquidiocese.

Com a administração do Pe. Leonardo Horltz (primeiro pároco da nova paroquia São Judas Tadeu) a comunidade (Capela Sagrado Coração de Jesus) continuou com esforço de todos, as obras do templo.

Com passar do tempo, foram criadas na Capela novas pastorais: círculos bíblicos, catequese, batismo, dízimo, perseverança, assistência cristã, canto, liturgia, pastoral familiar, pastoral da saúde e acolhida.

Além do Pe. Walter, fazem parte da nossa história. Pe. Darlan; Pe. Leonardo Horltz (primeiro pároco); Pe. Jorge Luiz de Assis Costa (segundo pároco); Pe. Evandro José da Silva (terceiro pároco); Pe. Rogério Costa Félix (quarto pároco). Esse último, por 10 (dez) anos, trabalhou afrente da Capela Sagrado Coração de Jesus afim de fazer crescer a comunidade com a Graça de Deus; pois, até aqui o Senhor nos ajudou!

 

 

Capela de Mãe Rainha
Prolongamento da Rua Senhora S/N
Senador Vasconcelos
Missa:
Sábado às 19h

 

                              HISTÓRIA DA CAPELA DE MÃE RAINHA

A história da Capela de Mãe Rainha tem início no ano de 2001, quando o senhor Nero, presidente da associação de moradores doou um terreno ao Padre Walter, que imediatamente sentiu o desejo de construir a capela em honra a Mãe Rainha em ação de graças a ela por reconhecimento e gratidão.

No início a Capela muito humilde em sua forma física, foi construída com colaboração de muitas pessoas, que de boa vontade muito esforço e fé conseguiram realizar o grande desejo de terem aqui, um ponto de encontro para rezarem.

E no dia 16 (dezesseis) de junho de 2001, foi realizada a primeira missa presidida pelo Padre Walter então Pároco da Paróquia Bom Pastor. Além do padre Walter, passaram também, por nossa capela, padre Darlan, padre Leonardo Holtz, padre Jorge Luis e padre Evandro José que com zelo pelo Cristo nos ensinou a amar ainda mais a mãe de Deus.

Contudo, foi com a chegada do Pé . Rogério Costa Félix em agosto de 2011 que a Capela de Mãe Rainha, junto a comunidade iniciou um o projeto para reforma da mesma.

Para nós, foi mais uma grande graça e bênção da Mãe Rainha. Pois aos vinte dias do mês de Janeiro do ano de dois mil e doze foi realizada a reforma da referida capela tais como: o aumento do prédio, a colocação do piso, abertura de novas janelas, a pintura interna e externa, novas luminárias, uma cruz de Jesus crucificado… Tudo com os recursos adquiridos com a realização das Campanhas de carnes, os cofres de porquinhos, os chaveiros de tijolinhos, a doação em dinheiro pelo seu aniversário direcionado as obras da Capela, mais doações voluntárias de pessoas da própria comunidade e sendo direcionados pelo Pe. Rogério que nos tem dado todo apoio e se empenhado com toda garra juntamente com a generosidade de toda comunidade. Conseguimos então, concluir os trabalhos realizados na capela.

Hoje a Capela tornou-se um local onde as famílias reúnem-se para fazerem suas orações de louvores e agradecimentos., temos um calendário com atividades, tais como: nas quartas-feiras e sábados temos a recitação do terço, seguido de Missa e todo o terceiro sábado de cada mês realiza-se a santa  Missa da Aliança  e Amor. E no mês de Outubro acontece o tríduo em honra a Mãe Rainha, 15, 16 e 17. E a festa no dia 18.

Que a Mãe Rainha aumente a nossa fé e Nossa Senhora abençoes cada vez mais as famílias por ela passar com seu filho Jesus.

“E que Mãe Rainha Passe na frente em nossa Caminhada de evangelização intercedendo ao seu Filho Jesus, nos dando força e coragem para seguirmos adiante juntos para construção do Reino de Deus”…

Site oficial da Paróquia São Judas Tadeu em Augusto Vasconcelos-RJ